5 de ago. de 2011

Parabéns Piraporinha

Feliz aniversário para Piraporinha

Foto: Largo de Piraporinha na estrada do M'Boi Mirim (arquivo CPC MBoi)

"Desculpe pelo meu sotaque caipira,
pois nasci aqui em Piraporinha"
(Frase dita pelo Sr. Euclides Klein, em 2003.)


O bairro de Piraporinha faz mais um aniversário e para celebrar, a Lei Municipal nº 13.264/02, instituiu o “Dia de Piraporinha”, a ser comemorado em 06 de Agosto de cada ano, data que também se faz às homenagens ao padroeiro do bairro, o Bom Jesus.

Sua historia inicia quando o bairro ainda se chamava Tuparoquera, (palavra indígena que significa: trovão adormecido e/ ou deus sábio), na qual era uma fazenda pertencente ao antigo município de Santo Amaro e adquirida no final do século XIX, pela família Klein, grupo da colonização alemã de 1827.

No inicio do século passado essa região era predominantemente rural com muitos bosques, rios e poucos habitantes, décadas depois, com a expansão das cidades e o desenvolvimento industrial transformaram suas características de campo para vilas de operários vindos de varias partes do país em busca de trabalho nas fabricas e moradia barata, local onde lentamente chegava o comercio, escolas, asfalto, luz e água encanada na região.

A partir dos anos 70, o bairro já se encontrava densamente habitado de forma desordenada e com problemas de infra-estrutura e abandono do poder publico.

Dois pontos a serem considerados para sua formação foram: a edificação da antiga paróquia Bom Jesus de Piraporinha e a fundação da Casa Popular de Cultura de M’Boi Mirim, referências locais que contribuíram para identidade de seus moradores e transformação comunitária.

Localizado na zona sul de São Paulo, o bairro ainda é considerado como “dormitório”, apesar do movimento frenético de seus comércios e os constantes engarrafamentos na estrada do m’boi mirim. Sua população originou-se na migração do nordeste, estado de Minas Gerais e demais localidades do Brasil.

E atualmente, o bairro de Piraporinha concentra os variados grupos de pessoas de várias raças, credos e cultura urbana, seus moradores tentam inserir cada vez mais no mercado de trabalho e educação, buscando uma melhor qualidade de vida contribuindo ainda mais para o desenvolvimento dessa metrópole.

Contudo, o bairro de Piraporinha completa neste sábado 6 de agosto, mais um ano de existência e mesmo com o corre-corre do cotidiano, nada mais do que lembrar é desejar um Feliz Aniversário a esse bairro, especialmente aos seus moradores.




Parabéns Piraporinha...

Essa homenagem é um presente dos membros participantes da Casa Popular de Cultura M'Boi Mirim.


5 comentários:

Elenice disse...

Noossa! bateu a maior saudade,meus tios moraram nesse bairro por muitos anos, pois ambos já faleceram, mas alguns de seus filhos ainda moram. Me lembro que na infancia, minha alegria era ir visitá-los. Sou de SP mas moro em MS há quase 20 anos e não os vejo desde então.
Parabéns Piraporinha,Progresso! Sucesso e Paz!Que Deus abençoe todos os seus moradores.

Anônimo disse...

Parabéns Piraporinha quase centenária, más prefiro seu antigo nome Tuparoquera

Anônimo disse...

Laureano Arantes parabéns Piraporinha quase centenária más prefiro prefiro seu antigo nome Tuparoquera

Anônimo disse...

Laureano Arantes morei na Piraporinha a partir de 1967 até 1984 hoje na Vila Remo próximo a Piraporinha

Anônimo disse...

Legal Casa de Cultura Piraporinha recebi MAIS Cultura soube um pouco MAIS da história da Piraporinha/ Tuparoquera Laureano Arantes